Everis apoia 17 startups portuguesas através do programa Linkup

By | PT | No Comments

(artigo original : https://www.ntech.news/everis-linkup-17-startups-portuguesas/ )

A Everis decidiu seguir um caminho diferente das típicas iniciativas de empreendedorismo: em vez de abrir um concurso e de ficar à espera que os candidatos chegassem até si, a tecnológica decidiu ir à procura de startups e ideias jovens com potencial.

O resultado é a iniciativa Linkup, um programa de empreendedorismo que pretende juntar as competências da Everis, enquanto empresa com 20 anos de mercado, à inovação e ao espírito jovem das startups portuguesas.

“Este é um programa muito importante para nós e queremos levar isto de forma séria”, disse durante a apresentação da iniciativa o presidente do conselho de administração da Everis, António Brandão de Vasconcelos.

A Everis definiu três grandes objetivos para o Linkup. “Em primeiro lugar deverá trazer negócio para nós Everis e para vocês startups. Se trouxer negócio só para um dos lados, o programa não é equilibrado”, começou por dizer o chairman da tecnológica.

Em segundo lugar o Linkup deve servir para colaborar com o ecossistema de empreendedorismo que existe em Portugal e ajudá-lo a internacionalizar-se. “Temos escritórios em 16 países e a nossa casa-mãe [NTT Data] tem mais de quarenta. Se as coisas correrem bem em Lisboa podemos expandir”, acrescentou António Brandão Vasconcelos.

O terceiro objetivo é criar um sistema de partilha de cultura entre as empresas: a Everis capta espírito empreendedor, novas dinâmicas de trabalho e novas formas de abordar os problemas, enquanto pode dar às startups um maior foco empresarial e um forte apoio do lado do planeamento de negócio.

O chairman da Everis Portugal revelou ainda que é objetivo da tecnológica repetir a iniciativa no futuro, mas primeiro está focada em fazer acontecer a parceria com este primeiro grupo de 17 startups.

Agentifai, ShiftForward, Crowdprocess, Loqr, Visor.Ai, Defined Crowd, ProDrone, Drivit, CardioID, FoundVet, BlueWorks, Enging, Glartek, Knok, Mapidea, Plux e Muzzley foram as empresas escolhidas para integrar esta primeira edição do Everis Linkup.

Todas as startups assentam os seus serviços em propostas tecnológicas, variando depois nas áreas de resolução dos problemas: há projetos focados no segmento da saúde, outros mais focados na Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês), na cibersegurança e em clientes com um forte perfil industrial.

Como as startups foram escolhidas

O programa de empreendedorismo que hoje foi oficializado começou a ser preparado no início do ano, em janeiro, quando a Everis fez um roadshow por Portugal para fazer o levantamento de startups com projetos inovadores. Porto, Coimbra, Braga e Lisboa foram algumas das cidades visitadas durante esta fase.

Este levantamento inicial resultou na seleção de 300 startups, projetos estes que foram depois afunilados para um grupo de 90 ideias tendo em conta o perfil que a Everis pretendia dar ao Linkup. Estas 90 ideias foram posteriormente apresentadas aos gestores das diferentes unidades de negócio da Everis que selecionaram 50 ideias. Este grupo de startups teve depois acesso a uma reunião presencial com a Everis e foi deste contacto direto que resultou a seleção das 17 startups finalistas.

A própria Everis admite que de todos os projetos que avaliaram, havia propostas que sendo interessantes do ponto de vista da inovação, acabaram por não dar fortes indicadores na criação de um modelo de colaboração entre as partes.

“Achamos que também temos alguma responsabilidade social em ajudar este sector, esta economia que está a ganhar muita força em Portugal. Temos alguma obrigação de ajudar. E achamos que podemos ajudar com os nossos conhecimentos do mercado nacional e com a nossa possibilidade de ajudá-los a escalar internacionalmente”, disse António Brandão Vasconcelos em declarações ao Ntech.news já no final do evento.

CIRED 2017

By | PT | No Comments

De 12 a 15 de Junho de 2017 a Enging marcará presença num dos certames mais prestigiados do mundo, onde a comunidade de empresas de distribuição de eletricidade se reúne de dois em dois anos.

Este ano o evento será realizado na cidade de Glasgow no Scottish Exhibition and Conference Centre (SECC).

Não perca a oportunidade de nos visitar.

Projecto Qold

By | PT | No Comments

 

A Enging – Make Solutions agradece a menção por parte da sua parceira Whitesmith na entrevista concedida a “The Start Zone” pela nossa participação no projeto Qold.

Qold é um dispositivo que pretende ajudar os utilizadores no controlo de temperatura dos seus produtos, protegendo-os e assegurando a sua qualidade.

Poderá ver a entrevista completa em http://thestartzone.com/qold-interview/. E